quinta-feira, 26 de março de 2009

QUERO UM SORRISO!

"Quero um sorriso que dure uma quadra e dobre a esquina a iluminar-me"
Nei Duclós em OUTUBRO


O POETA DO POVO O livro Outubro, lançado em 1975, é uma articulação dos poemas que Duclós foi soltando primeiro nas praças (da Alfândega, em Porto Alegre, da República em São Paulo, e General Osório, no Rio). Eram escritos com pincel atômico em cartolina branca - o máximo de estética que a radicalidade permitia - ou faziam parte de edições mimeografadas junto com outros dois autores (Marco Celso Viola e Mariza Scopel).

UMA VELHA MALA DE COURO São dessa época os principais poemas, os outros surgiram, na sequência, acumulando-se numa velha mala de couro carregados pelos empregos jornalísticos afora do autor.


O LIVRO DE UMA GERAÇÃO Se reuniram Claudio Levitan, Caio Fernando Abreu, Juarez Fonseca e Ida Duclós para definir aquilo que a mala pedia: o livro de uma geração. A estréia foi viabilizada pela grandeza da então diretora do Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul, Lygia Averbruck.


poema de hoje:
QUERO UM SORRISO

Quero um sorriso
que dure uma quadra
e dobre a esquina
a iluminar-me

uma lágrima
sem consolo
que traga um soluço
de dez minutos

um corpo que aperte
com fogo de inferno

uma dor que desperte
um ruído que abra

qualquer coisa
forte
que rasgue
(Nei Duclós em OUTUBRO)

O verso de "Quero um sorriso" saiu recentemente na seção FOCO da revista CARAS e rapidamente se espalhou na rede, conquistando uma nova geração, afinal, quem não quer um sorriso assim? ;)

* foto: ) Livro com marcações do poeta á lápis.

Nenhum comentário: